sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Minha Historia em TI - Parte I - O aprendizado

Porque estou escrevendo sobre isto
  
E de repente... me vejo como um velho senhor: as pessoas na empresa, inclusive meus diretores, me chamam de " Seu Guilherme".

 Bastou olhar em volta para perceber que todos com quem trabalho são mais novos do que eu e que alguns nem eram nascidos quando comecei a minha historia profissional.

Para coroar tudo isto (acho que coroar é o verbo mais correto) e comprovar que o tempo realmente passou, o maior numero de curtidas na minha timeline do Facebook é  em fotos com o Francisco,o meu neto!

Hoje sou mais conhecido como avô do Chico!

Então... Resolvi escrever como tudo isto começou!Escrever sobre a trajetória e os desafios para chegar até aqui.

Foram 11 empresas ( todas gauchas) e quase 35 anos de  trabalho e todos estes anos em Tecnologia da Informação.

Vamos lá:

Escolhi trabalhar em Processamento de Dados ainda quando estava prestando serviço militar e mesmo já cursando uma faculdade ( entrei em Educação Física na UFRGS, minha segunda opção no vestibular de 1979), comecei a procurar oportunidades e fazer cursos  para entrar na área. 

O mercado de PD naquela época era pequeno e bem difícil. Apesar de haver poucos profissionais, contava-se nos dedos as  empresas que davam oportunidade para pessoas sem experiencia.Não haviam cursos de formação como hoje em dia e a chance que se tinha era de entrar em uma empresa e lá aprender.

Fiz vários testes e concursos para entrar em cursos preparatórios do Banco Meridional, Procergs, Banrisul e SERPRO.

Enquanto não conseguia emprego na área, fazia estagio como recreacionista na prefeitura de Porto Alegre. Também tive uma passagem rápida como Fiscal de Caixa no Supermercado Zaffari. Afinal, tinha que pagar as contas e sustentar a família.

A data oficial, o inicio de tudo, é 27/04/1982, quando foi feito o primeiro registro em Carteira de trabalho em uma atividade relacionada a área. Era meu inicio como Auxiliar de Operação no Serviço Federal de Processamento de Dados - Serpro de Porto Alegre, após 3 meses de curso com provas eliminatórias em cada etapa. O curso Iniciou com 100 candidatos e foram selecionados 3 para preencher as vagas. Eu fui o segundo colocado.

Entrei no turno da madruga ( da meia-noite as 6 da manhã) onde a principal missão ( deste turno) era o processamento do Conta Corrente da Caixa Econômica Federal.  O  SERPRO usava mainframe IBM ( eu não sabia mas isto definitivamente iria mudar a minha vida).

O auxiliar de Operação passava a madrugada toda carregando caixas de formulários e fitas de computadores para os operadores mais graduados e mais experientes executarem os Jobs(tarefas/processos) e emitirem os relatórios e atualizações das posições do Sistema da Caixa.
 Naquela época todo o processamento era batch ( em lotes) e havia um batalhão de digitadores ( uma sala com mais de 50 pessoas) e um grupo de operadores ( eram 9 ou 11 na sala de operação) para executar este trabalho.

Precisava mais músculos que cérebro para ser auxiliar de operação, mas era a primeira oportunidade real de trabalho em Processamento de Dados  depois de várias tentativas sem sucesso em concursos e cursos preparatórios.

 Eu realmente fiquei muito feliz com aquela conquista e resolvi me dedicar e aprender tudo que fosse necessário para ser um dos operadores de console do Mainframe IBM ( era o meu sonho profissional da época). Trabalhei no Serpro até o dia 13 de julho de 1983.

E então... surge uma outra oportunidade ( salario e turno de trabalho melhores): o Grupo Habitasul!
Sala de Operação IBM 4341 - fonte Google

 Mas Isto é assunto para  próximo post!


Nenhum comentário: