sexta-feira, 25 de julho de 2008

Perdendo Pontos

Quando se deve trocar de empresa e buscar um novo desafio profissional?

Encontrei hoje um ex-colega, falavamos da minha saida da empresa e estavamos discutindo quando lembramos a frase dita por um antigo diretor:

“Todos nós iniciamos em uma empresa com 100 pontos e, na medida em que o tempo passa e vamos perdendo estes pontos. Não ganhamos pontos, somente perdemos. Alguns perdem mais rápido, outros mais lentamente, mas invariável em um determinado momento, perderemos todos os nossos seus pontos.”

Esta é a verdade! Dita em poucas palavras - sintético e objetivo.

E é assim que funciona, pois na medida em que vamos tomando decisões dentro da organização, fazendo opções, escolhendo caminhos, fazendo alianças ou colhendo inimizades, nossa conta corrente de credibilidade e confiança vai reduzindo. É um desgaste que vai acontecendo naturalmente, às vezes de forma imperceptível.

E pobre daqueles (seriam os otimistas?) que acreditam que as iniciativas de sucesso somam pontos. Negativo! Iniciativas de sucesso (que podem ser muitas) apenas contribuem para diminuir a velocidade da perda. A verdade, nua e crua é: apenas perdemos pontos.

Dito isto fica mais fácil de entender e aceitar que existe um momento em que é melhor sair da empresa e buscar uma nova oportunidade do que permanecer e lutar até o final das forças( se tiver força para lutar). A decisão (de trocar ou permanecer) leva em conta quanto se está desgastado e quanto é importante lutar para permanecer ( é uma avaliação muito pessoal).

Mas como descobrir quantos pontos se tem? As vezes basta apenas dar uma olhada em volta ou falar uns minutinhos com o seu chefe! Difícil é aceitar uma contabilidade com saldo perto do zero e tomar a decisão definitiva de sair. Posso afirmar pela minha experiência: trocar sempre é uma boa!

Vamos em frente!

Um comentário:

Anibal disse...

Caro Guilherme,

Sábias palavras!!!! Esqueceu apenas de acrescentar que a empresa também parte com 100 pontos, e esses pontos começam à diminuir logo no primeiro dia de trabalho, quando você, à luz da dura realidade, resolve abrir os olhos para aquilo que você já sabia, ou seja, que a propaganda é sempre melhor que o produto (ok, nem sempre, mas é regra geral).

E na medida em que a empresa vai perdendo pontos, você começa a se perguntar o que faz alí, então é hora de olhar para fora, porque, diferente da contabilidade da empresa, que te demite quanto você zera sua pontuação, o contrário não é verdade e as vezes você acaba passando anos, ou até uma vida, numa empresa totalmente zerada.

Abraços