sábado, 19 de julho de 2008

Chama o pessoal da TI!

Tive a feliz experiência este mês de ver concluído dois projetos.

Participei da etapa final de dois projetos que mostram um alto grau de comprometimento com a gestão de Tecnologia da Informação da empresa onde trabalho: O catálogo de serviços de TI e o relatório de avaliação da Maturidade do Cobit.

Resumidamente: o catálogo é um item valioso que nos auxiliará a melhorar a prestação de serviços de TI e vai dar mais clareza do papel exercido pela TI dentro da organização. Já a análise de maturidade do COBIT traça um panorama de como estamos e ajuda a elaborar um plano de ação para as mudanças e melhorias que acharmos conveniente e que poderemos executar no médio e longo prazo.

Mas o que me chamou atenção nestes dois projetos é como a TI evoluiu em relação a metodologia, ferramentas e a processos de governança. Hoje, de maneira geral, a TI está bem a frente na utilização de técnicas de gestão em relação aos demais departamentos da empresa.
Um efeito colateral (indesejável) deste crescimento de TI é de a organização achar que “tudo é de TI”. Algumas pessoas não compreendem os limites de atuação da TI (independente de quanto este seja abrangente e complexo) pois acreditam que a tecnologia pode resolver todos os problemas e que o “pessoal da TI” tem todas as respostas.

É mas ....Cuidado: Tecnologia não é tudo e o pessoal de TI não sabe tudo...
As soluções para empresa não são só TI. Elas dependem de pessoas comprometidas nas áreas de negocio, de processos adequados, de método e de energia. É um grande erro achar que só Tecnologia da Informação é garantia de sucesso para tudo.
Podemos contribuir mas conseguimos fazer o trabalho sozinhos.

E foi ai que lembrei aquela famosa piada que recebi estes dias por email:
“Se mexer, pertence a Biologia.
Se feder, pertence a Química.
Se não funcionar, pertence a Física.
Se ninguém entende, é matemática!
Se não faz muito sentido e é complicado: ai é economia ou psicologia!

Agora: Se não mexe, não fede, não funciona, ninguém entende, não faz sentido e é complicado, com certeza: é da TI!!!”

Então ....Chama os caras da TI!

Vamos em frente!

Nenhum comentário: