terça-feira, 3 de novembro de 2015

Minha Historia em TI - Parte 2 - O aprendizado

O Grupo Habitasul

O trabalho nas madrugadas, como tudo na vida, tem coisas boas e coisas ruins: de positivo posso destacar que o  aprendizado é rápido e facilitado pelo contato com profissionais especialistas, mais experientes, que optaram por trabalhar neste horário ( e conheci vários que gostavam do trabalho noturno e em especial na madrugada).
O ponto negativo, e muito forte no meu caso, é o desgaste físico. Eu nunca consegui me adaptar as atividades da madrugada (quando era mais jovem passava o dia inteiro com sono) e mesmo em situações eventuais posteriores, viradas em sistemas e manutenções de equipamentos que obrigatoriamente eram feitos a noite, sempre sofri um desgaste muito grande.Meu ciclo produtivo é durante o dia.

E este foi um dos motivos que busquei, após um ano de SERPRO, uma oportunidade como operador de computador no Grupo Habitasul. Iniciei as atividades no grupo financeiro em 25 de abril de 1983 e para diminuir o risco de minha saída, fiquei trabalhando em ambos ( SERPRO nas madrugada e HABITASUL a tarde) por quase 3 meses.

Na década de 80, o grupo Habitasul, era uma instituição financeira muito forte com atuação em vários segmentos ( Hotéis, Construção Civil, Poupança, Banco, fazendas, etc.) e em plena reestruturação na sua área de processamento de dados. Foram feitas várias contratações para o desenvolvimento de sistemas e também para operação e produção. A empresa investiu em infraestrutura com a construção de um novo CPD para suportar a instalação de um mainframe IBM 4381 ( era o equipamento top da IBM em 1983).

Como operador de computador Junior, uma promoção em relação ao SERPRO, fazia parte de um grupo que era responsável pela Operação e Produção do turno da noite e minha função na equipe  era... operar as unidades de fitas e as impressoras! 
Lembro de ter passado vários finais de semana imprimindo o "listão" da poupança Habitasul para envio de listagens atualizadas para as agencias do Grupo.

As lembranças mais presentes daquele período são das pessoas que conheci no trabalho  e com quem aprendi muito sobre TI e também sobre outros temas. Alguns destes profissionais mantenho contato até hoje.
 
Na Habitasul conheci Leandro Lara, velho amigo e grande profissional  que migrou para o Canada e que, como eu, ainda trabalha na área; Carlos Rocha, operador de computador especialista e convicto, com quem tive a oportunidade de trabalhar também no Grupo Ipiranga e hoje está aposentado; Rogerio Xavier, gerente da operação que me contratou na Habitasul e que ainda atua na área.
 
Alguns como Sergio Loretto ( trabalhou comigo também na Olvebra), Renato Cafruni, Osorio ( não lembro o primeiro nome) , Tinga ( lembro apenas do apelido do meu supervisor de turno que era muito gente fina), Vladimir e tantos outros que não recordo os nomes e que perderam-se pela estrada da vida.
 
Sai da Habitasul em 05 de fevereiro de 1985 (na época o Grupo passava por uma crise financeira devido a quebradeira de diversos bancos no Rio Grande do Sul) e fui trabalhar no Grupo Olvebra.
 
Mas isto é  assunto para o meu próximo post.


IBM 4381- fonte Google


Console IBM - fonte Google


Nenhum comentário: