quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Minha Historia de TI - Consolidando o Conhecimento - Parte 4 - Fase I

Distribuidora Ipiranga - Instalando um IBM

Abri os classificados do jornal Zero Hora de um domingo de setembro de 1988 para dar uma olhada nos anúncios de empregos. Um deles me chamou a atenção:era uma posição de Analista de Produção mas que não identificava a empresa. Levei  meu Currículo até a caixa postal informada no anuncio ( pessoal! era 1988,não tínhamos  e-mail e o jeito era ir até o local entregar o CV ou mandar pelo correio).

Fui chamado para uma entrevistas alguns dias depois.

Casado, com dois filhos e morando de aluguel,não sobrava nenhum dinheiro e era obrigatório buscar oportunidades de aumentar a renda ( tinha que garantir o leitinho das crianças). A Olvebra era uma grande empresa mas as chances de eu receber ou novo aumento ou promoção eram poucas. Também corria uma "noticia" da "radio peão" nos corredores da empresa que haveria uma reestruturação no grupo e a uma divisão societária ( que aconteceu realmente algum tempo depois).

Não dava para ficar esperando sentado. Fui a luta!

Após uma entrevista com um argentino da Ipiranga do Rio  (que infelizmente não lembro o nome mas lembro que falava um portunhol difícil de entender) e varias outras com a  Maria Cristina, gerente de RH da Distribuidora, a quem devo muito pela paciência que teve em explicar o que era a Ipiranga e as vantagens que eu teria em trabalhar no grupo, iniciei na Isapar - Petroleo Ipiranga Participações S.A. no dia 01 de novembro de 1988.

A Ipiranga foi a empresa que fez a diferença na minha formação e foi onde, apesar de não ter conseguido chegar a um cargo de gestão, eu mais cresci profissionalmente. Também foi onde conheci um grande conjunto de profissionais de TI que colaboram muito para meu amadurecimento e consolidação de minha carreira na área.

Mas vamos por partes porque a historia é longa.

A minha ida para Ipiranga foi para compor um time que iria instalar e operar equipamentos de um novo CPD para executar o processamento de todas as empresas do grupo no sul do pais. As empresas que seriam impactadas com a mudança e atendidas pelo novo CPD eram DPPI ( Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga), Fertisul ( empresa de fertilizantes do grupo), Comercial Farroupilha ( rede de postos da bandeira Ipiranga),SAMEISA ( empresa de assistência e saúde do grupo), Rede de Hoteis Charrua e Refinaria Ipiranga. Sendo que a Fertisul, em seu CPD em Rio Grande, centralizava e processava a Refinaria, Sameisa e Hoteis Charrua e a DPPI, em Porto Alegre,além do processamento da Distribuidora, fazia o da Comercial Farroupilha. Ambas estavam estruturadas e usavam equipamentos de médio porte da COBRA Computadores.

O modelo adotado no novo CPD seria o mesmo  utilizado pela CBPI (Compania Brasileira de Petroleo Ipiranga): mainframe IBM. Para isto foi locado meio andar de um prédio novo na esquina de Rua dos Andradas e Caldas Junior ( hoje é o shopping Rua da Praia) e montada toda a estrutura para receber um IBM 4341.

 Minha função era de Analista de produção. Contou para a minha contratação a experiencia em operação, preparação e programação de produção com mainframe, conhecimento de sistema operacional DOS/VSE e VM, CICS, JCL e linguagem REX ( era o que estava no currículo!).

O projeto levou algum tempo para tomar corpo. O desafio de migração de todas as estruturas tinha questões de politica corporativa importantes e era necessário vencer algumas barreiras que não eram tecnologicas.

Lembro de algumas pessoas que conheci e/ou iniciaram na Ipiranga na mesma época:

- Plínio Figueiredo: era o responsável aqui em Porto Alegre pela condução do projeto de construção do CPD. Vinha com a experiencia e conhecia a estrutura da CBPI e era o facilitador do projeto. O Plinio foi um dos profissionais que mais me influencio e uma das figuras mais importantes na minha carreira. Fizemos vários projetos na Ipiranga e o mais importante foi o de instalação do equipamentos da HP ( vou falar especificamente deste mais a frente). Hoje é diretor de TI na empresa que comprou a parte de Distribuição do Grupo Ipiranga.

- Jorge Nitschke: na época da minha contratação era o gerente da DPPI. Também teve um papel muito importante na minha carreira, foi fundamental no gerenciamento, negociação e condução da equipe na execução de todos os projetos da Ipiranga. Hoje é diretor de TI de um grande grupo calçadista.

- Gilmar Afrausino: foi contratado junto comigo e era o programador de produção. O Gilmar, comprometido, bonachão e boa gente, foi meu colega mais próximo, me acompanhou durante toda minha passagem pela Ipiranga e principalmente nesta fase IBM,  fez grande diferença na implantação dos serviços do novo CPD.

- Carlos Rocha: conhecido como Rochinha, era um operador de IBM sênior e especialista neste assunto ( conheci o Rocha quando ainda trabalhava na Habitasul). Grande pessoa: tenho contato com o Rocha até hoje.

- Roberto Padilha: também operador, excelente pessoa e profissional que também mantenho contato.

- José Neves: era o responsável pela operação do Cobra da DPPI. Após a migração foi incorporado a equipe do CPD IBM. Trabalhou comigo também na Telet ( Claro). O JNeves virou celebridade após adotar o Café Compartilhado nas ruas de SP que foi amplamente divulgado no programa do Faro da Rede Record.

- Cláudio Chamun: era o responsável pelo desenvolvimento na DPPI e especialista em COBOL. Grande figura. Perdi o contato mas sei que ainda está trabalhando na área.

- Francisco Serpa: trabalhava no desenvolvimento da Comercial Farroupilha. Outro colega gente fina que teve uma excelente trajetória profissional. Tenho contato até hoje.

- Fabrício Beltrami: grande cara, parceiro de diversos projetos, com quem tive oportunidade de trabalhar. O Fabrício iniciou sua carreira como estagiário na Ipiranga ainda na estrutura IBM. Como é uma pessoa fora da curva teve um crescimento profissional rápido na empresa ( fomos analistas de suporte na mesma época). Hoje é executivo de TI de uma grande empresa de Varejo do Rio Grande do Sul e continuamos mantendo o contato.

Além destes acima: Seu Horácio, que foi gerente do CPD da Andradas; Vitor Hugo, que foi o meu supervisor; Macedo, analista da Telecom da Fertisul que trabalhava com o Plinio; Gerson do desenvolvimento da Fertisul e tantos outros que infelizmente não lembro o nome para citar agora.

A historia do IBM no CPD da Andradas foi até inicio de 1993 mas a minha historia na Ipiranga estava apenas começando.

No próximo Post vou falar da minha participação nos grandes projetos da DPPI na década de 90:

  •  Downgrade da estrutura do IBM 4341 para o HP-RISC;
  • Automação das bases de distribuição com computadores HP/Edisa;
  • Novo prédio da Petróleo Ipiranga na Praia de Belas;
  • Implantação de uma nova Central de Atendimento para os pedidos dos postos Ipiranga.

 Aguardem!

Nenhum comentário: