A campanha politica para a Prefeitura de Porto Alegre também é aula de Marketing.
Não é necessariamente uma boa aula, mas sempre se aprende algo sobre o que o marketing ( no caso politico) faz para vender seu produto.
Alguns exemplos:
- O candidato Onix traz como vice Mano Changes: a necessidade de identificar-se com o eleitorado jovem e buscar votos deste publico que poderia ir para os candidatos mais jovens ( é a tentativa de pegar os votos que serião de Manuela?).
Estranha mistura:Onix e Mano tem posturas, pensamentos e historias politicas completamente diferentes. Talvez funcione mas preocupa.
-O nosso prefeito Fogaça: está tentando provar (na campanha) que era um governo tipo "mineirinho", ou seja "nois tava quietinho aqui mais nois tava trabalhando". Quer fazer o publico que votou nele ( eu fui um dos culpados) acreditar que mesmo sem nenhuma obra de impacto, trabalhou muito neste 4 anos!
- Maria do Rosário: agora se chama só Maria (realmente parece outra pessoa: mais jovem. Mas estaria buscando ser uma mulher do povo?). É a melhor propaganda e do ponto de vista de recursos, provavelmente é a que tem usado o maior aparato. Filmes com ótimos qualidade e bem dirigidos e ela tem boa presença em cena ( é fotogênica).
Mas o que mais me chamou atenção foi a Luciana Genro: ela está tentando mudar a imagem de mulher "raivosa", radical e revoltada. Parece que a maturidade fez milagres com a Dona Luciana.
Desculpe Luciana. Não deu para engolir a nova imagem. A senhora sempre foi uma pessoa de discursos fortes e agressivos. Fica dificil de acreditar nesta mudança. É puro Marketing.
Ainda não tenho candidato. Vamos em frente.
domingo, 24 de agosto de 2008
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