Desde criança sempre fui fascinado pelo futebol.
O futebol é um esporte coletivo que trabalha recursos individuais e de equipe e utiliza estratégias e táticas para alcançar seus objetivos. A eficácia e o sucesso de uma equipe acontece quando ela consegue maximizar o uso e as habilidades de seus componentes em conjunto com uma determinada estratégia utilizando-se das táticas do jogo.
Posso dizer que uma parte disto também acontece em Tecnologia da Informação: a eficácia e o alcance dos objetivos estão diretamente associados a existência e a forma correta de uso dos recursos. A estratégia define os recursos, os objetivos e as táticas que deverão ser usadas.
A definição de uso de uma determinada tecnologia (que cria um ambiente de infra-homogêneo) pode ser uma estratégica, principalmente quando isto estiver relacionado com um ganho efetivo para o negocio da empresa. É claro que a utilização de padrões tecnológicos, apesar de mais trabalhoso, traz uma eficácia maior no médio e longo prazo, acaba tornando-se mais barato, e isto é benéfico para o negocio: a padronização de tecnologia é uma boa tática.
Porém, na maioria das vezes, a estratégia e atender de forma rápida e pragmática as necessidades de negocio e, que nestes casos, nunca estão associadas a um planejamento de longo prazo e na maioria das vezes privilegiam as soluções de custo financeiras mais baixas (bilhete de entrada pequeno) e de rápida implantação (o padrão tecnológico é abandonado e se cria um ambiente heterogêneo de infra). Evidentemente que há um descompasso entre a estratégia imediatista e uma tática mais formatada: benéfica somente no médio e longo prazo (os padrões somente se consolidam após um bom tempo e muito trabalho).
Então o que fazer? Uma das respostas pode ser: adaptar-se as estas necessidades e atendê-las seguindo a estratégia maior da organização (pragmática e rápida).
As outras respostas... bom ... voltamos ao futebol....
nota: texto escrito em 18/10/2002. Continua valendo.
terça-feira, 15 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário